quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que é preciso saber para montar uma cozinha ikea

Prometido é devido, depois de a montar, partilho aqui o que aprendi! Montar uma cozinha pode parecer um desafio enorme mas com a preparação e as ferramentas necessárias é perfeitamente fazível.

- Planificação: Pensar no que se quer, no que se precisa e pensar no orçamento nunca será pensar demais. Normalmente o objetivo é maximizar a arrumação e o espaço de bancada, tornar uma cozinha o mais funcional possível. Não hesitem em procurar conselhos de como melhor dispor os móveis, dependendo se têm uma cozinha em linha, em L, em U. Usem e abusem da ferramenta 3D no site do Ikea. Nada mais prático para ver que móveis cabem dentro do espaço mas também para ir controlando o orçamento.


- Medidas: Preciso de dizer que são muito importantes?? Mas não chega medir o comprimento das paredes onde se vão por os móveis. Um desenho completo da cozinha tem de incluir as tomadas e os interruptores, os pontos de água, as saídas de água, as portas e as janelas e a altura do tecto. 

- Ferramentas: Se já montaram uma mesa de centro ou uma estante do Ikea, sabem que são feitas para minimizar o uso de ferramentas. Normalmente uma chave de fendas chega, mas a coisa complica-se quando montamos uma cozinha. Uma aparafusadora eléctrica, um martelo, um berbequim e um nível são indispensáveis. Mas para cortar uma bancada é preciso uma serra circular. Montem a cozinha na vossa cabeça, pensem no que vão precisar e perguntei na loja!    

- Instruções: 98% das vezes em que uma peça não encaixa, um móvel não fica direito, sobram parafusos, as gavetas não encaixam, etc., a culpa é nossa. Acabei de inventar mas estou completamente convencida que é verdade. Porquê fazer como nos apetece se há pessoas que são pagas para descobrir a maneira mais simples de fazer as coisas? Sigam as instruções à letra e tenham cuidado com os lados direito/esquerdo, frente/trás das tábuas.


- Ângulos e distâncias: Já mediram tudo? Então meçam outra vez, nunca se sabe. Mas agora pensem que precisam de abrir a máquina da loiça no canto. Vão conseguir com o puxador do móvel do lado? E o mesmo é preciso pensar para a abertura do frigorífico, do forno, da máquina da roupa... Existem ripas no Ikea feitas para espaçar os móveis.

- Cor : Sabem que todos os armários de cozinha do Ikea são brancos? Mas sim! Efeitos de cor e de reflexo são escolhidos nas portas e nos painéis laterais. Ou seja, se quiserem uma cozinha de cor têm de "esconder" o armário por completo com os painéis de acabamento na cor escolhida. Na altura de fazer a planta da cozinha há que pensar nas partes dos armários vão ficar à vista e comprar os painéis necessários.

Montar uma cozinha não é uma tarefa simples, mas a preparação certa é a solução para uma cozinha feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário